segunda-feira, 4 de março de 2013


A primeira vez que mostrei o livro Uma real leitora aqui no blog foi no post de new stuff de outubro. Por ser um livro fininho (111 páginas) resolvi colocar ele na frente em minha lista de leitura.
Uma real leitora é um romance do britânico Alan Bennett que se passa na Inglaterra e tem como protagonista ninguém menos que a Rainha. Um belo dia ela escuta um de seus cachorros latindo animadamente e vai até a varanda do palácio para verificar o que está acontecendo. É nessa hora que percebe que o que está fazendo seu cachorro latir é um furgão estacionado ali. Curiosa, decide verificar o que é e se desculpar pelo latido dos cachorros. Para sua surpresa, aquele furgão é uma biblioteca itinerante de Westminster e, a partir desse momento, nasce uma grande paixão pela leitura na Rainha. Ao longo do livro, o autor mostra como esse súbito interesse dela pela leitura começa a provocar incômodo nos outros que estão a sua volta e como a leitura torna a Rainha mais sensível (achei isso lindo, pois ela começou a perceber as pessoas de uma forma diferente, mais humana).
Uma parte que me identifiquei muito é quando o a Rainha percebe o quanto a paixão pela leitura muda as nossas vidas. As atividades que antes fazíamos sem reclamar, tornam-se chatas, pois passamos a vê-las como “ladras do nosso tempo de leitura”. Pelo menos é assim comigo desde que despertei essa paixão em mim. Várias vezes fico chateada por ter que parar minha leitura pra fazer algo que antes eu não me importava (e até gostava) de fazer.
A leitura do livro é bem tranquila, mas por algum motivo não me prendeu tanto quanto eu gostaria. Achei que fosse me empolgar a ponto de terminar no mesmo dia, mas acabei me enrolando um pouquinho mais.
Agora vou falar um pouquinho dos aspectos físicos e gráficos. O livro foi publicado em 2008 pela Editora Record. A capa chamou a minha atenção, pois gostei muito do tom do azul usado e da ilustração (combina muito com a história). As páginas são amareladas e tanto a fonte quanto o espaçamento e a margem são ótimos!
Como de costume, tirei algumas fotos “temáticas” com o livro:
E aí, alguém já leu? O que achou?

#Bubu

Nenhum comentário:

Postar um comentário