sexta-feira, 6 de setembro de 2013

10 filmes (incríveis) que te ajudam a estudar história

Da Grécia Antiga ao fim da União Soviética. É bem mais legal estudar assistindo a esses filmes. Confira!
300 (Grécia Antiga)
A Grécia Antiga é a porta de entrada para o universo da história em qualquer escola. 300mostra de perto o cotidiano desse povo que vivia da guerra. O foco está na batalha contra o Império Persa, a mais relevantes desse período (a foto de estaque mostra o pequeno exercito grego de 300 pessoas contra o gigante persa). Bônus: Rodrigo Santoro no papel de rei da Pérsia.
Cleópatra (Egito)
Esse é um filme clássico de Elizabeth Taylor! Aqui, cohecemos um pouco da vida da mulher mais importante (sexy) e poderosa da História Antiga. Com direito a muitas jóias e romance, é fundamental para quem ama história e cinema. 
Gladiador (Império Romano)

Se você não pode visitar o Coliseu, pode, pelo menos, assistir as lutas dos gladiadores nessa arena que conta muito sobre a política de pão e circo em que viviam os romanos. Os protagonistas são Russell Crowe e Joaquin Phoenix. Assim fica fácil gostar de estudar, né, gente...
Jeanne d'Arc (Idade Média)

A vida da primeira feminista da história se confunde com a força da Igreja durante a Idade Média e, claro, com a Santa Inquisição. A protagonista é Milla Jovovich e o diretor é o Luc Besson, que fez também O Quinto Elemento
Shakespeare apaixonado (Renascimento)

 
Shakespeare, Michelangelo e Leonardo Da Vinci... O Renascimento respirava arte e inspirava os mais apaixonados. Não acredita? Assista a esse filme já! :)
Maria Antonieta (Revolução Francesa)
Imagine casar com 14 anos para garantir a paz entre o seu país e o do noivo (no caso, entre a Áustria e a França). E morar no Palácio de Versailles, então? O filme mostra a vida da monarquia francesa - com todo o luxo e a luxúria - na sua fase de decadência. Kristen Dunst é a princesa linda, mimada e fashion que conduz essa história. 
Desejo e reparação (Segunda Guerra Mundial)

A Segunda Guerra Mundial dividiu o mundo entre países Aliados e países do Eixo, em uma guerra contra o Nazismo. Foi uma batalha longa (durou mais de quatro anos) e traumatizante, principalmente para os países da Europa. O filme mostra, através de uma linda história de amor, a situação no Reino Unido.
Django (Escravidão nos EUA)

O diretor Quentin Tarantino adora basear seus filmes em acontecimentos históricos. Django é a prova disso. O filme mostra cenas de escravidão nas fazendas norte-americanas e perseguição de negros pela organização racista Ku Klux Klan. 
Diário de motocicleta (História da América Latina)


Uma incrível viagem do Che Guevara pela America do Sul. Vale a pena assistir para ver como era o nosso continente em 1952, para analisar a ideologia do jovem revolucionário e, claro, para admirar o protagonista Gael García Bernal *-*
Adeus, Lenin (fim do socialismo)
O filme mostra a queda do muro em Berlim em 1989 e o fim da União Soviética em 1991. Dá para entender exatamente como era a vida da população nessa época e como foi a transição de socialismo para o capitalismo nos países da Europa Oriental.
Bem melhor estudar história assim, não? Quer indicar mais algum?

#bu

Nenhum comentário:

Postar um comentário